Como falar sobre as pessoas com deficiência: qual o termo correto?
Muita gente tem dúvidas em relação à terminologia correta, em como se referir às pessoas com deficiência. Até a década de 80, a sociedade se apropriava de palavras preconceituosas e pejorativas para se referir a estas pessoas.
Somente em 1981, que foi tido como o ano Internacional da Pessoa com Deficiência é que essa realidade começou a mudar e, finalmente, implantou o termo "Pessoa com Deficiência". Uma nomenclatura antiga, utilizada de forma incorreta era quando denominávamos pessoa portadora de deficiência.
A mudança ocorreu ao observar-se que a deficiência não se porta, não é um objeto, mas tendo em vista que a deficiência faz parte da pessoa.Outro tipo de nomenclatura que também foi equivocado é denominar essas pessoas como pessoas com necessidades especiais.
Por que isso é equivocado?
Porque todos nós temos em algum momento algum tipo de necessidade especial, por exemplo, uma gestante, um idoso, uma criança, todas essas pessoas têm necessidades especiais. Atualmente, recomenda-se a utilização do termo PcD, que é usado em âmbito mundial e quer dizer "pessoa com deficiência". Não havendo necessidade de colocar "s" na palavra "deficiência" quando desejamos nos referir a mais de uma pessoa e a letra "c" deverá sempre vir em minúsculo.
A diferença entre portador de deficiência e pessoa com deficiência
Portar significa levar, conduzir, carregar algo consigo. Portar documentos, por exemplo. Por isso, não deve ser usada para se referir às pessoas com deficiência. Já a deficiência é inerente à pessoa, ela possui uma deficiência e não a carrega. Por isso, o termo correto é pessoa com deficiência, valorizando a pessoa e colocando a deficiência como parte de sua vida.
Então...Formas erradas:
- Portador de deficiência/necessidades especiais;
- Surdo-Mudo;
- Termos pejorativos: Aleijado/inválido/excepcional/incapaz/defeituoso;
- Deficiência mental;
- Ceguinho.
Formas corretas:
- Pessoas com deficiência;
- Pessoas com deficiência auditiva/surda;
- Pessoas com deficiência visual ou cego;
- Pessoas com deficiência física;
- Pessoas com deficiência intelectual.