Equipe de trabalho reunida em uma sala de reuniões, concentrada em uma apresentação exibida em um monitor. A mesa está cheia de laptops e materiais de trabalho, enquanto post-its coloridos decoram a parede ao fundo. A imagem transmite colaboração, planejamento e foco no ambiente corporativo.

9 ações inclusivas de comunicação interna e endomarketing para implementar na sua empresa

Guilherme Braga em 13/2/2023 10:2

Obter o engajamento e a satisfação dos colaboradores com e sem deficiência pode parecer impossível em determinados momentos. Entretanto, existem ações inclusivas que podem ser realizadas internamente na sua organização para ajudar a chegar neste ideal.

Aplique as Relações Públicas

O relacionamento organização-públicos é extremamente importante para que uma empresa possa aprimorar todos seus setores. A convivência das pessoas diariamente pode ser estressante e, assim sendo, prejudica a produção dos colaboradores. A diminuição dessas adversidades pode ser efetivada por processos comunicacionais estabelecidos a partir das necessidades que a organização apresenta em busca de um melhor relacionamento interpessoal dos seus colaboradores, aumentando sua produção e sua satisfação no ambiente laboral.

Todos níveis funcionais devem estar incluídos nas ações de Comunicação Interna. O objetivo da organização deve ser absorvido e reproduzido por todos, dia após dia. Essa retroalimentação da cultura organizacional estimula a troca de experiências e informações dentro de uma empresa, o que aproxima as pessoas, melhorando seus relacionamentos.

A Comunicação Social, nesse caso, ajuda no desenvolvimento de programas e processos de inclusão de pessoas com deficiência na organização e no mercado de trabalho. A partir do planejamento das ações a serem feitas, você pode aplicá-la e assim conquistar de maneira mais rápida e clara seus objetivos. A boa comunicação produz clareza, o que dinamiza e facilita projetos complexos.

Aprimore o processo de Comunicação Interna

A Comunicação Interna visa melhorar e enriquecer as relações entre pessoas dentro de um determinado local. Existem muitos processos que podem ser feitos para atingir esse objetivo, como meios de comunicação que buscam atingir os diferentes públicos de uma organização de maneira assertiva, com linguagem apropriada para cada público. Alguns desses meios de Comunicação Interna são: jornal interno, mural, manual de integração, cartaz, banners, newsletters, etc.

Comunique estrategicamente o que você quer, e conquiste engajamento e satisfação de todos na sua empresa.

Palestras e eventos

Palestras e eventos são excelentes maneiras de promover a integração dos profissionais com e sem deficiência. As palestras motivacionais ajudam na percepção do trabalho como algo positivo e mostram a importância do colaborador na estrutura organizacional. Outra estratégia de integração são eventos e atividades, internas e externas.

Atividades e eventos periódicos organizados pelo setor responsável da empresa, como aniversário dos colaboradores, natal e outras datas comemorativas, fazem com que a equipe como um todo, em diferentes posições, tenham um momento de descontração e relaxamento, no qual facilita e proporciona uma troca de experiências. Considere que as pessoas passam mais tempo no trabalho do que com a família, portanto os relacionamentos devem ser saudáveis.

Dinâmicas de integração

Assim como palestras e eventos, as dinâmicas também proporcionam atividades atípicas que quebram a rotina e incentivam a empatia entre os colaboradores.

Dinâmicas de grupo normalmente atingem seu objetivo final quando executadas de forma que seja confortável para todos os envolvidos, principalmente para os profissionais com deficiência. 

Pesquisa de satisfação com funcionários

Pesquisas sempre são bem-vindas para descobrir e diagnosticar fatos dentro de uma organização. Possibilitam o diagnóstico de problemas, e assim, quais são os caminhos para achar suas soluções.

Aplicar uma pesquisa de satisfação com a sua equipe é de extrema importância para você descobrir pontos que exigem maior atenção, mas também para identificar pontos fortes e positivos.

Benefícios aos colaboradores

Qualquer pessoa gosta de receber benefícios. Disponibilizar esse tipo de incentivo aos seus funcionários auxilia na sensação de pertencimento e na forma como os colaboradores se sentem valorizados no ambiente organizacional.

Se a sua empresa pode oferecer benefícios, coloque isso em prática, pois assim você obterá melhores resultados e o investimento retornará em forma de produtividade.

Feedback

Trabalhar a cultura de feedbacks é essencial. Ter o reconhecimento dos superiores sobre o trabalho realizado motiva e aflora sentimentos positivos por parte do funcionário, além de melhorar os relacionamentos dessa pessoa com as outras da organização.

Ao implementar essa cultura, o feedback trazido de forma construtiva, faz com que você crie uma proximidade com a sua equipe, contribuindo para a construção de uma relação de confiança, resultando em um ambiente de trabalho mais aberto e receptivo.

Divulgue os bons exemplos

Apresentar cases de sucesso da sua organização sempre é positivo. Mostrar colaboradores que cresceram na organização e que estão motivados no trabalho são uma ótima maneira de inspirar a todos.

Utilize meios de comunicação interna para divulgar os cases. Mostre para seus colaboradores seu projeto de inclusão. Utilize ferramentas de comunicação que atinjam a todos e mostrem como um ambiente diversificado e inclusivo é rico. Mostre às pessoas com deficiência possibilidade de desenvolvimento e demonstre que elas são parte essencial da sua organização, assim como todos.

Leve em conta a comunidade do entorno da sua organização

O público que está no entorno físico da sua organização é diretamente afetado pelas suas ações. Portanto, dê atenção para essas pessoas, realizando ações que as envolvam e que criem um vínculo construtivo. Assim sendo, seus impactos sociais podem ser importantes e transformar realidades, através de ações sociais e também de comunicação.

Além disso, possuir um setor de ouvidoria ao colaborador pode trazer resultados e apresentar fatos novos de importância para a organização em geral. Ter a segurança de um setor de ouvidoria faz com que o funcionário se sinta à vontade para relatar alguma adversidade que possa acontecer no ambiente de trabalho.

®2021 Egalitê. Todos os direitos reservados • Desenvolvido por konecty.com • Design por octoguss