A imagem apresenta um quadro com um filtro azul e a frase "You Belong" escrita ao centro. A tradução para o português é "Você pertence".

Saiba porque incluir é um diferencial da sua empresa

Guilherme Braga em 27/2/2023 9:16

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de ser excelente para os profissionais incluídos, é também um diferencial competitivo para as organizações, que, se explorado de maneira correta, pode aumentar suas vendas e resultados.

Por isso, descubra nesse post como você pode explorar positivamente, direcionando aos seus clientes, a inclusão de pessoas com deficiência.

Diferencial da concorrência

Atualmente, a grande maioria das organizações diz possuir serviços ou produtos diferenciais, inovadores, que agreguem valor ao cliente. Entretanto, muitas vezes estas palavras são vazias e não têm sentido quando os produtos ou serviços são analisados profundamente. E, assim sendo, a inclusão de pessoas com deficiência pode ser, de fato, um diferencial da sua organização. 

A inclusão de pessoas com deficiência infelizmente ainda não é uma realidade das organizações. Por isso, se a sua organização dá valor à inclusão e diversidade, isso pode ser explorado também comercialmente. 

Mas como?

Comunicar sobre a inclusão que realiza em suas redes sociais, no seu site e outras mídias é uma ótima estratégia para mostrar aos seus clientes as práticas, políticas e intenções da sua organização. Empresas que apoiam e recebem minorias são bem-quistas pelos públicos, e causam sentimentos como empatia e sensibilização nos consumidores.

Com isso, além de ser uma organização inclusiva, está estimulando que cada vez mais profissionais com deficiência sejam reconhecidos, estimulando e promovendo a inclusão dessas pessoas na sociedade.

Representar todos os seus consumidores

A questão da representatividade de consumo também está presente com as pessoas com deficiência. Segundo a ONU, cerca de 15% da população mundial tem algum tipo de deficiência, e essa também é a média que se acredita, realmente, ter no Brasil (apesar do censo de 2010 ter estatísticas de 24,3%). Com base nessas estatísticas, a cada 100 consumidores dos seus produtos ou serviços, pelo menos 15 são pessoas com deficiência.

Agora, reflita: esse número é muito maior quando se consideram os consumidores que têm alguma relação parental ou de amizade com pessoas com deficiência. Portanto, saber comunicar e tornar público que sua organização faz e acredita na inclusão destes profissionais, a tornará conhecida pelos seus diferentes públicos, e terá cada vez mais clientes ativos que apoiem, acreditem e divulguem suas práticas.

Sua organização estará na frente das que não são inclusivas quando estes consumidores que são ou convivem diariamente com pessoas com deficiência souberem que você os representa, que dá oportunidades para profissionais que têm dificuldades de ingresso e inclusão no mercado de trabalho. Por isso, utilize todos os meios possíveis para, estrategicamente, fazer a divulgação e mostrar como sua organização inclui e desenvolve profissionais com deficiência.

Ser agente ativo em inclusão e diversidade

A sua organização pode ser sujeito da transformação de pensamento da sociedade sobre pessoas com deficiência. E isso é sensacional!

Contratar, reter e desenvolver profissionais com deficiência torna a sua organização diversa e inclusiva. O ambiente interno fica mais rico e as trocas experienciais e vivenciais dos profissionais com e sem deficiência estimula a produtividade e aumenta os resultados. Com a presença de profissionais com deficiência, você pode ter diariamente, em seu quadro de colaboradores, exemplos de superação. 

Pessoas com deficiência ainda enfrentam muitas dificuldades de acessibilidade e também de socialização hoje em dia. Por isso, ser um agente ativo de inclusão e diversidade só traz benefícios para a organização, que se desenvolverá em muitos temas relevantes.

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